Bem-vindo(a)

 

Saúde mental no trabalho: entenda porque ela é tão importante

Já ouviu falar em Síndrome de Burnout? Esse é um transtorno que afeta cada vez mais profissionais e recebeu o reconhecimento pela Organização Mundial da Saúde OMS como um problema que afeta o bem-estar. Esse é apenas um dos motivos que torna importante falar sobre saúde mental no trabalho.

Cuidar das questões psicológicas e emocionais é fundamental para a qualidade de vida de qualquer indivíduo, tendo em vista que são aspectos que interferem em como uma pessoa se vê, sente e expressa.

Neste post, vamos falar mais sobre a importância de prezar pelos cuidados com a saúde mental no ambiente de trabalho. Acompanhe e entenda sobre o assunto

Qual é a importância da saúde mental no trabalho?

Para começar, dar atenção para as próprias necessidades psicológicas e emocionais é um passo indispensável para prevenir transtornos mentais. A Síndrome de Burnout, que é provocada pela sobrecarga da mente e a sensação de esgotamento total, é uma das que afetam os profissionais no trabalho.

No entanto, esse não é o único transtorno que pode ser desenvolvido por condições da carreira. Doenças como a ansiedade e a depressão também podem estar relacionadas a insatisfação profissional, rotinas sobrecarregadas e falta de perspectiva no trabalho.

Ter saúde mental também é importante para o desempenho de uma pessoa nas tarefas de caráter profissional. Um bom desenvolvimento da carreira só é possível quando um indivíduo desfruta de bem-estar no dia a dia, nos âmbitos físico, psicológico e espiritual, e tem uma rotina equilibrada.

Como isso reflete no emocional?

Problemas de saúde mental trazem impactos diretos no estado emocional de uma pessoa. Por exemplo, indivíduos em situação de estresse têm uma maior tendência a reagirem com raiva em momentos complicados.

Ao mesmo tempo, pessoas que estão desanimadas ou que apresentam sintomas do quadro de depressão tendem a ter dificuldade para seguir uma rotina e de continuar em busca dos objetivos definidos.

Tudo isso também traz reflexos nas atitudes profissionais. Queda na produtividade, conflitos no trabalho, perda da motivação com a carreira, entre vários outros problemas, podem ser resultados de situações recorrentes que exercem impacto na saúde mental e no estado emocional de uma pessoa.

Isso sem contar que, com o bem-estar psicológico comprometido, é mais difícil desenvolver boas competências socioemocionais, muito valorizadas no mercado de trabalho, como inteligência emocional, empatia, comunicação e muitas outras.

O que fazer para cultivar mais saúde mental no trabalho?

Existem diversos recursos em que uma pessoa pode apostar para ter mais saúde mental no dia a dia, principalmente no trabalho. O primeiro passo é ter uma rotina mais equilibrada, com períodos de descanso e lazer.

Dar atenção para as próprias necessidades e ter momentos de autocuidado também é importante. Nesse contexto, podem ser incluídas atividades benéficas para o corpo e a mente, como a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável e, inclusive, a psicoterapia.

Ter um plano de carreira também ajuda a criar uma melhor perspectiva para o futuro e estabelecer metas para a vida profissional. Além disso, é fundamental evitar ambientes de trabalho tóxicos, isto é, que apresentam condições abusivas, como:

  • sobrecarga de tarefas;
  • líderes muito autoritários;
  • pouca oportunidade de crescimento;
  • falta de liberdade de expressão.

Por isso, é importante falar sobre saúde mental no trabalho. Não é à toa que os cursos oferecidos pelo Instituto Porto têm disciplinas focadas nesse tema. Assim, é possível ter uma rotina mais feliz e equilibrada, sem que a carreira traga problemas emocionais ou psicológicos.

Achou este post interessante? Então, assine a nossa newsletter para ver mais conteúdos relevantes

  • Compartilhe esse conteúdo

O Instituto por ex-alunos

Veja alguns depoimentos de quem fez cursos no Instituto Porto Seguro e, hoje, está no mercado de trabalho.

"Foi quando o Instituto Porto Seguro me abriu mais uma porta e participei do Curso de Costura Industrial, onde tive aprendizados e experiências que trouxeram de volta a confiança em mim, no meu trabalho e a certeza do que eu realmente queria.  Na época com mais de 44 anos, voltei a planejar meu futuro, desta vez certa do que queria, confiante e me sentindo mais segura."

Lilian Coelho Teixeira Corazza

Curso: Pintura em tecido / Costura Industrial

"Só tenho a agradecer por todo o carinho e dedicação que vocês da Porto tiveram com nós alunos, eu sempre serei muito grata pela visão de futuro que vocês me proporcionaram pelos aprendizados, e principalmente a me preparar para o mercado de trabalho."

Samara Paulino

Curso: Auxiliar de escritório | Funcionária da corretora The Smart

"Após o curso, participei de três processos seletivos para jovem aprendiz na Porto Seguro e para minha alegria, fui aprovada em uma vaga no Instituto. Fiquei por 15 meses e tive a oportunidade de ser efetivada como Auxiliar Administrativo"

Maria Vitória de Oliveira

Curso: Informática e Auxiliar de Escritório.

"Esses cursos me deram não só conhecimento, mas também força de vontade e gosto pelos estudos. Comecei como aprendiz na área de Sinistro e estou lá até hoje"

Danillo Rodrigues

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do Sinistro Auto.

"Dois meses depois do fim do curso, a Porto Seguro me chamou para uma entrevista, e aí eu fui contratado. Esse curso foi uma coisa fantástica que aconteceu na minha vida"

Bruno da Mota

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do CAPS Morumbi.

"Eu sempre tive muita dificuldade na escola por conta da minha timidez excessiva, e durante o curso os professores sempre deram conta disso. Uma semana depois do fim do curso, a Porto já me ligou para fazer uma entrevista e eu passei! Virei jovem aprendiz e depois de uns meses fui efetivado"

Filipe Augusto da Rocha

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário da Porto Seguro Consórcio.

Notícias relacionadas

Curso de auxiliar administrativo: veja como funciona e como pode lhe ajudar

Tem interesse no curso de auxiliar administrativo? Confira no post tudo o que você precisa saber sobre o curso, seus benefícios e como fazer a melhor escolha!

Saiba mais

Por que a empresa deve desenvolver um relacionamento com a comunidade?

Você conhece algum projeto social desenvolvido por empresas? Este post traz alguns exemplos, entre outras informações sobre o assunto.

Saiba mais

Qual é a importância da saúde física para o seu bem-estar profissional?

Neste post, entenda melhor a relação entre os cuidados com bem-estar físico e o sucesso profissional!

Saiba mais

Marketing pessoal e profissional: veja 4 dicas que podem ajudar

Saiba mais

Brindes artesanais: o que são e quais as diferenças?

De chaveiros a garrafas, existem brindes de diversos tipos oferecidos por empresas aos seus clientes e funcionários. Você sabe quais as principais opções e como transformá-las em uma atividade lucrativa? Confira no post!

Saiba mais

[INFOGRÁFICO] Como a falta de profissionais de TI pode ser uma oportunidade para você?

Quer melhores oportunidades de emprego? Descubra a importância de uma qualificação para atuar no mercado de Tecnologia da Informação.

Saiba mais

[INFOGRÁFICO] 6 dicas de como se capacitar para o mercado e conseguir qualificação profissional

Saiba o que você pode fazer para se capacitar e obter qualificação profissional para conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho.

Saiba mais

Tudo o que você precisa saber sobre ODS

Você sabe o que são os ODS? Confira o que significam e como eles impactam nosso dia a dia!

Saiba mais