Bem-vindo(a)

Perguntas Frequentes


Ação Educa

Como e onde posso realizar a inscrição no Projeto Ação Educa?

As inscrições para o Projeto Ação Educa são abertas de novembro à janeiro. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelos telefones (11) 2393-4039 ou pelo e-mail  fale.conosco@institutoportoseguro.com.br.

O projeto Ação Educa é gratuito?

Sim, é totalmente gratuito. Inclusive oferecemos o material didático e o lanche.

Atende crianças e adolescentes de todo o município?

Não, atendemos apenas as crianças/adolescentes residentes no Distrito de Santa Cecília. Os bairros atendidos são: Campos Elíseos, Bom Retiro, Santa Cecília, Sé e Barra Funda (confirmar regiões atendidas na Barra Funda).

Atende crianças de qual idade?

Atendemos crianças de 6 a 15 anos, que estejam matriculadas no ensino fundamental da rede pública.

O atendimento é integral?

Não, atendemos no contraturno escolar. Das 7:45 às 11:45 horas e das 13:45 às 17:45 horas.

É oferecido uniforme?

O uniforme é oferecido pela instituição e o uso é obrigatório. Ao sair do projeto é necessário a devolução para o descarte de forma correta.

É oferecido lanche e almoço?

O lanche é oferecido nos dois períodos. Não oferecemos almoço.

Como é o processo de entrada no projeto?

Após a inscrição é realizada uma avaliação socioeconômica e a visita da assistente social na residência da criança ou adolescente.

As crianças ganham cesta básica/vale-alimentação?

Após análise socioeconômica, as famílias identificadas em vulnerabilidade social e que necessitem de apoio alimentar, podem ser contempladas com cesta básica/vale-alimentação.

As crianças inscritas no projeto têm acompanhamento com psicólogo e psicopedagogo?

O projeto Ação Educa oferece atendimento psicológico e psicopedagógico para o público matriculado, podendo ser individual ou em grupo. Consulte os critérios com a administração do Instituto Porto Seguro.

Existem atendimentos voltados para a saúde da criança ou adolescente?

Sim, anualmente realizamos mutirões voltados a saúde. Já realizamos mutirões de atendimento odontológico, oftalmológico e pediátrico. Consulte nosso calendário anual na administração do Instituto Porto Seguro.

O projeto Ação Educa doa tênis?

Realizamos, anualmente, campanhas de captação de recursos para a doação de tênis. Consulte nosso calendário anual na administração do Instituto Porto Seguro.

Meu filho tem alergia/intolerância a algum alimento/substância, como devo proceder?

É importante informar no processo de matrícula sobre a alergia ou intolerância alimentar e destacar quais alimentos a criança pode consumir na hora do lanche.

Meu filho não pode realizar atividades físicas. O que devo fazer?

É importante apresentar atestado médico para a administração, pois realizaremos a orientação aos educadores sobre os cuidados necessários.

Há ajuda com o transporte das crianças inscritas? Indicam motorista para transporte das crianças?

Não há transporte para as crianças inscritas no projeto e também não fazemos indicações de motorista. A responsabilidade pelo transporte fica a cargo da família.

Qualquer pessoa pode retirar a criança?

Só liberaremos a saída da criança para pessoas que o responsável cadastrou no formulário de matrícula e tenham apresentado cópia do RG e CPF.

É necessário comprar materiais pedagógicos para a criança utilizar no Instituto?

Não é necessário o envio de materiais pedagógicos. Todos os materiais necessários para as atividades são oferecidos pelo Instituto.


Cursos

Por que é necessário o envio do comprovante de renda familiar?

O Instituto Porto Seguro é um projeto social, por isso, realizamos a avaliação socioeconômica visando a oferta de vagas para as pessoas que atendem os critérios de vulnerabilidade social.

Onde posso realizar a inscrição?

A inscrição para os cursos do Instituto Porto Seguro pode ser feita através do nosso site: www.institutoportoseguro.com.br > Aba “Cursos profissionalizantes” e escolha o curso do seu interesse. Caso não consiga realizar sua inscrição, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2393-7300 ou pelo e-mail fale.conosco@institutoportoseguro.com.br

É possível realizar dois cursos ao mesmo tempo?

Não é possível realizar dois cursos ao tempo, mas assim que finalizar o primeiro, você pode realizar a inscrição para o próximo que tiver interesse.

Os cursos são gratuitos?

Todos os cursos do Instituto Porto Seguro são gratuitos.

É necessário adquirir material para participação nos cursos?

Para os cursos que necessitam de materiais para as aulas (Artesanato, Cabeleireiro, Manicure e etc.), disponibilizamos todos os itens para uso em sala de aula.

Como proceder, caso tenha realizado a minha inscrição e não obtive retorno?

Caso você tenha realizado a sua inscrição e não obteve retorno, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2393-7300 ou e-mail fale.conosco@institutoportoseguro.com.br

Os cursos são on-line?

Os cursos do Instituto Porto Seguro são semipresenciais. Haverá aulas presenciais no Instituto Porto Seguro e também online, mas o aluno receberá a grade de aula antecipadamente para melhor organização.

Os cursos terão certificação?

Sim, todos os alunos do Instituto Porto Seguro recebem certificado ao final do curso, mediante a participação superior a 75% de frequência.

Como é o processo de inscrição?

Após escolher o curso do seu interesse, será necessário preencher o formulário de inscrição em nosso site, acesse pelo link: https://www.institutoportoseguro.com.br/cursos-profissionalizantes. Em seguida você será direcionado para as etapas da triagem. Na primeira etapa, encaminharemos um questionário e aguardaremos o seu retorno no prazo estabelecido. Na segunda etapa, enviaremos a relação com a documentação exigida para o curso escolhido, e você terá o prazo de até 3 dias úteis para encaminhar os arquivos em nosso e-mail. Assim que finalizar a etapa de triagem, receberá o nosso retorno.

É possível conseguir trabalho após o curso?

Todos os cursos do Instituto Porto Seguro têm o objetivo de capacitação profissional e geração de trabalho e renda, porém, é necessária a participação mínima de 75% no curso e avaliação de desempenho satisfatória. Caso existam vagas em aberto, os alunos considerados potenciais, serão indicados para processos seletivos na Porto Seguro ou em parceiros de negócios. A participação no curso não garante a empregabilidade.

Caso desista do curso, o que tenho que fazer?

Para comunicar a desistência do curso, entre em contato através do e-mail fale.conosco@institutoportoseguro.com.br e informe o seu nome, nome do curso e o motivo. Ressaltamos que o período de carência é de 6 meses para realizar uma nova inscrição.


Aprendiz

Qual é a idade para participação no Programa de Aprendizagem?

Podem se inscrever para participar do Programa jovens de 17 até 22 anos completos, isto porque é necessário que o jovem finalize a aprendizagem até os 24 anos de idade. Também é essencial que esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio. Vale ressaltar que a idade máxima prevista está de acordo com a Lei do Aprendiz.

O que é o Programa de Aprendizagem?

O Programa de Aprendizagem visa a inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho. Em acordo com a Lei 10.097/2000, o contrato de trabalho especial garante o vínculo empregatício do jovem com prazo determinado. Durante os 15 meses de contrato, o jovem realiza as atividades práticas na empresa e também realiza as atividades teóricas no Instituto Porto Seguro.

Como funciona o Programa de Aprendizagem do Instituto Porto Seguro?

O Programa Jovem Aprendiz é voltado à preparação e inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho. Os jovens que desejam ingressar na carreira profissional como aprendizes, contam com um curso de capacitação para aprendizagem de 108 horas, para que estejam mais preparados para os processos seletivos e ambiente profissional. Os alunos potenciais e com bom aproveitamento são indicados para as vagas de jovens aprendizes.

Realizei a inscrição no curso de Capacitação para Programa de Aprendizagem, estou na fase da triagem, mas não obtive retorno. O que fazer?

Todas as nossas comunicações são realizadas por e-mail. Por favor, verifique a caixa de spam ou lixo eletrônico. Caso não tenha recebido nenhum e-mail com a devolutiva, nos escreva informando os seus dados e o questionamento necessário. O nosso e-mail de contato é: fale.conosco@portoseguro.com.br.

Em quais dias e horários é realizado o curso de Capacitação para Programa de Aprendizagem?

O curso de Capacitação para Programa de Aprendizagem tem uma carga horária de 108 horas e é realizado de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30.

Após a realização do curso de Capacitação para Programa de Aprendizagem, quais são as próximas etapas?

Após a formação inicial de 108 horas, o jovem com bom aproveitamento, realiza uma entrevista individual para apresentação pessoal. Com isto, são indicados para as oportunidades que mais possuem sinergia com o seu perfil.

O que acontece ao ser aprovado para iniciar como aprendiz?

O jovem fará todo o processo admissional e ao concluir esta etapa, inicia o contrato de trabalho. O aprendiz participará das atividades práticas na empresa ao menos quatro vezes na semana, e as atividades teóricas no Instituto Porto Seguro, ao menos uma vez por semana.