Bem-vindo(a)

 

Conheça 8 cursos profissionalizantes para se capacitar!

É bem provável que você já tenha ouvido, por aí, este ditado: “Nunca é tarde para aprender”. Apesar de ser uma coisa muito repetida, é também bem comum que a gente pare de acreditar em falas como essas com o tempo. Afinal, temos muitas obrigações em nosso dia a dia e achamos que é impossível conciliar a correria com o aprendizado.

Mas e se fosse possível? Bom, nós queremos que você saiba que é Os cursos profissionalizantes são uma alternativa incrível para quem já tem uma carreira e quer se especializar — ou até mesmo para aqueles que estão em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho.

Não sabe o que são cursos profissionalizantes? Não se preocupe A seguir, falaremos sobre eles e mostraremos algumas opções bem bacanas e que certamente farão com que você comece uma nova fase em sua vida profissional. Vamos lá? Boa leitura

O que são cursos profissionalizantes?

São cursos indicados para quem quer começar uma profissão e precisa de conceitos básicos para exercê-la ou até mesmo para quem já atua na área e precisa se atualizar e se capacitar.

O principal objetivo desses cursos é fornecer, em poucos meses, a qualificação necessária para que o aluno possa obter uma fonte de renda e ingressar no mercado de trabalho com um currículo valorizado e atualizado.

Quais são os principais cursos profissionalizantes do mercado?

Há muitas opções por aí, e certamente você encontrará um que combina com você. Confira algumas alternativas abaixo e já fique por dentro

1.    Auxiliar de Cabeleireiro e Cabeleireiro Profissional

O curso de cabelereiro profissional é uma ótima opção para você que gosta de lidar com a área da beleza e busca conhecer as melhores técnicas de corte e coloração da atualidade

Ele tem duração de 5 meses e, nele, você aprenderá as tendências dos cuidados capilares e estará apto a aplicá-las em seu dia a dia no trabalho. Essa é também uma ótima opção para quem ainda não atua na área, mas quer começar o próprio negócio.

Esse curso profissionalizante está disponível na modalidade a distância, mas, assim que acabar a pandemia, serão oferecidas aulas práticas, o que faz com que você possa conciliar seus estudos com o seu trabalho e outras obrigações de seu dia a dia. Bacana, né?

2.     Manicure

Ainda falando sobre a área da beleza, há também o curso profissionalizante de manicures. Afinal, essa atividade não é algo que deve ser feito de qualquer jeito — é preciso ter técnica e muita dedicação

Ao longo de 3 meses, você aprenderá uma série de detalhes sobre como fazer uma esmaltação perfeita e conhecerá as principais tendências do setor para aplicar em seu negócio ou, quem sabe, atuar de forma autônoma.

O curso é oferecido na modalidade EAD, mas existe uma parte com reforço presencial.

3.     Costura Industrial

O curso de Costura Industrial tem duração de 5 meses e é indicado para pessoas que têm interesse em se capacitar em uma área que promove muitas alternativas de emprego

Ao fazer esse curso profissionalizante, você estará se qualificando para produzir peças de vestuário e outros itens em um ambiente industrial. Em outras palavras, será possível ingressar em uma empresa ou até mesmo abrir o próprio negócio.

Esse curso é feito na modalidade presencial e também conta com o ensino de conceitos de gestão, empreendedorismo e muito mais

4.     Informática

O curso de informática básica é dedicado àquelas pessoas que têm pouca ou nenhuma noção do funcionamento de computadores e suas principais ferramentas.

Nele, alunos a partir dos 16 anos entrarão em contato com conceitos como o uso do Windows, do PowerPoint e do Excel, além de outras ferramentas fundamentais para o mercado de trabalho.

O curso tem duração de 2 meses e certificação que pode ser utilizada em currículos, ampliando as suas chances de ingresso no mercado.

5.     Programa Educação para o Trabalho

Quer ter muitas chances de ingressar no mercado de trabalho com o pé direito? Então, o curso de auxiliar administrativo é feito exatamente para você

Ao longo de 5 meses, o aluno desse curso profissionalizante aprenderá a lidar com questões administrativas. E, o melhor: conhecerá sobre as diversas áreas de uma empresa, e também como administrar a própria carreira e a imagem pessoal.

Esse curso é oferecido na modalidade a distância e trabalha também conceitos de informática, marketing e comunicação.

6.     Funilaria e pintura

Com duração de 5 meses, o curso de funilaria e pintura é ideal para quem quer se capacitar em uma área na qual não faltam empregos e oportunidades no mercado

Esse curso ajuda o estudante a compreender como funciona a análise de danos em um carro, a precificar seus serviços de maneira adequada e, claro, a prestar o melhor atendimento possível ao cliente que procurá-lo.

Gosta de lidar com carros e quer aprender mais sobre o assunto? Então, talvez esse curso seja o ideal para você

7.     Auxiliar de Mecânica e Eletroeletrônica Automotiva

Já que o assunto está nos automóveis, que tal falarmos de outra opção de capacitação para quem curte essa área? Agora, o tema é o curso de mecânica e eletroeletrônica, especial para você que quer entender melhor como esse universo funciona.

Esse curso tem duração de 5 meses e capacitará o jovem de forma que ele poderá atuar em oficinas ou nos Centros Automotivos da Porto Seguro CAPS.

O curso é presencial e ocorre no período vespertino.

8.     Elétrica e hidráulica

Por fim, não podemos deixar de mencionar o curso de Elétrica e Hidráulica. Ele é dedicado a quem já tem um conhecimento prévio na área e cumpre os requisitos necessários para a inscrição.

Se você trabalha no setor e quer se capacitar ainda mais, esse é o curso certo para você Ele tem duração de apenas 3 meses e certamente contribuirá positivamente para o seu currículo.

Ao longo do curso, o aluno aprenderá mais sobre circuitos elétricos e hidráulicos e todos os seus detalhes, como conexões, conversões e cálculos fundamentais para a prestação de serviços de primeira.

Como escolher um bom curso profissionalizante?

A escolha de um curso desse tipo não pode ser feita de qualquer jeito É necessário ficar de olho em alguns detalhes, como a empregabilidade. A instituição de ensino deve contribuir para que o estudante, ao se formar, esteja apto a ingressar no mercado para que suas chances de conseguir uma boa colocação aumentem. Para isso, ele deve avaliar:

  • infraestrutura da instituição;
  • comprometimento com as tendências educacionais;
  • uso da tecnologia ao longo do curso;
  • preocupação com a flexibilidade da rotina dos estudantes, como na oferta de cursos em modalidades EAD;
  • tradição da instituição responsável;
  • responsabilidade social por parte da instituição;
  • material didático de qualidade;
  • corpo docente qualificado;
  • empregabilidade.

Se quiser conhecer mais opções de cursos profissionalizantes, dê uma olhada na página do Instituto Porto Seguro

Somos uma instituição que está focada na capacitação profissional de seus alunos, ao estudar aqui, você estará melhor capacitado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho

E aí, gostou de conhecer mais sobre os cursos profissionalizantes? Então, o que você está esperando? Considere essa alternativa como uma opção se qualificar e conseguir melhores colocações no mercado de trabalho

Se ficou com alguma dúvida sobre os cursos mencionados ou quer bater um papo sobre assuntos relacionados, não deixe de entrar em contato com a gente. Nossa equipe está sempre à disposição para ajudar você no que for preciso

  • Compartilhe esse conteúdo

O Instituto por ex-alunos

Veja alguns depoimentos de quem fez cursos no Instituto Porto Seguro e, hoje, está no mercado de trabalho.

"Foi quando o Instituto Porto Seguro me abriu mais uma porta e participei do Curso de Costura Industrial, onde tive aprendizados e experiências que trouxeram de volta a confiança em mim, no meu trabalho e a certeza do que eu realmente queria.  Na época com mais de 44 anos, voltei a planejar meu futuro, desta vez certa do que queria, confiante e me sentindo mais segura."

Lilian Coelho Teixeira Corazza

Curso: Pintura em tecido / Costura Industrial

"Só tenho a agradecer por todo o carinho e dedicação que vocês da Porto tiveram com nós alunos, eu sempre serei muito grata pela visão de futuro que vocês me proporcionaram pelos aprendizados, e principalmente a me preparar para o mercado de trabalho."

Samara Paulino

Curso: Auxiliar de escritório | Funcionária da corretora The Smart

"Após o curso, participei de três processos seletivos para jovem aprendiz na Porto Seguro e para minha alegria, fui aprovada em uma vaga no Instituto. Fiquei por 15 meses e tive a oportunidade de ser efetivada como Auxiliar Administrativo"

Maria Vitória de Oliveira

Curso: Informática e Auxiliar de Escritório.

"Esses cursos me deram não só conhecimento, mas também força de vontade e gosto pelos estudos. Comecei como aprendiz na área de Sinistro e estou lá até hoje"

Danillo Rodrigues

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do Sinistro Auto.

"Dois meses depois do fim do curso, a Porto Seguro me chamou para uma entrevista, e aí eu fui contratado. Esse curso foi uma coisa fantástica que aconteceu na minha vida"

Bruno da Mota

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do CAPS Morumbi.

"Eu sempre tive muita dificuldade na escola por conta da minha timidez excessiva, e durante o curso os professores sempre deram conta disso. Uma semana depois do fim do curso, a Porto já me ligou para fazer uma entrevista e eu passei! Virei jovem aprendiz e depois de uns meses fui efetivado"

Filipe Augusto da Rocha

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário da Porto Seguro Consórcio.

Notícias relacionadas

Vaga de emprego para pessoas sem experiência: veja 4 dicas para conquistar uma

Encontrar (e conquistar!) vagas de emprego para pessoas sem experiência é uma das principais dificuldades para quem entra no mercado de trabalho. Confira 4 dicas essenciais!

Saiba mais

Saiba o que é responsabilidade social empresarial e por que é importante!

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar um pouco mais sobre o que é a responsabilidade social empresarial, como ela afeta sua empresa e por que ela é importante.

Saiba mais

Descubra o potencial de Campos Elíseos para o desenvolvimento de projetos!

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esse importante pedacinho e os motivos pelos quais ele merece destaque. Continue a leitura do artigo e confira!

Saiba mais

Conheça aqui o curso de Mecânica e Eletricista Automotivo

Neste artigo, vamos explicar como funciona um curso de mecânica e eletromecânica e o que observar para escolher o melhor!

Saiba mais

Como empreender na costura? Aprenda aqui!

Trabalha com costura? Conheça, então, algumas maneiras pra empreender adequadamente nessa área!

Saiba mais

Aprenda como empreender com artesanato com estas 5 dicas!

Já pensou em trabalhar com artesanato? Saiba como empreender nesse ramo e ganhar uma renda extra!

Saiba mais

Qual é a importância do voluntariado da Porto Seguro? Entenda!

Quer ajudar ao próximo? Descubra algumas iniciativas simples, porém eficazes, elaboradas pela Porto Seguro!

Saiba mais

Famílias atendidas pelo Instituto Porto Seguro: veja como funciona!

Você sabia que certas ações podem mudar vidas? Conheça estratégias do Instituto Porto Seguro capazes de fazer isso!

Saiba mais