Na sociedade em que vivemos, pode até parecer natural que as empresas foquem apenas obter o máximo de lucro possível, ignorando o dever de gerar impactos positivos nas regiões onde estão inseridas.
Porém, a verdade é que existem muitas empresas que se preocupam em cumprir a sua responsabilidade social e buscam construir um relacionamento com a comunidade.
Isso pode ser feito de diversas maneiras e traz benefícios tanto para a comunidade quanto para a própria empresa. Assim, vale a pena conhecer as iniciativas de companhias que realizam esse tipo de trabalho.
Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a entender como uma empresa pode se relacionar positivamente com a comunidade ao seu redor, além de apresentar alguns exemplos reais que você pode conhecer. Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Boa leitura
Quando uma empresa é instalada em um determinado lugar, isso afeta a comunidade ao seu redor de várias maneiras. Ela pode, por exemplo, alterar o fluxo do trânsito do entorno, impactar o meio ambiente, causar poluição visual e sonora, entre outras interferências. Mas, ao mesmo tempo, gera emprego para a população.
Dá para perceber que se trata de uma relação complicada, não é mesmo? Então, já que a comunidade oferece infraestrutura e mão de obra, nada mais justo do que a empresa retribuir por meio do desenvolvimento de ações que causem um impacto positivo no local.
Construir um bom relacionamento com a comunidade ajuda a fortalecer o local cada vez mais, gerando benefícios sociais a longo prazo. Isso também contribui para que a empresa adote práticas saudáveis para a sociedade — reduzir o impacto ambiental, por exemplo, é algo que interessa não só à comunidade, mas a todo o planeta.
Do mesmo modo, investir em ações socioeducativas e profissionalizantes ajuda a reduzir os índices de criminalidade e a formar cidadãos conscientes e qualificados para o mercado de trabalho. Uma vez que se torna aliada da comunidade, a empresa consegue ter também um desenvolvimento sustentável no mercado.
Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para que uma empesa tenha um bom relacionamento com a comunidade. Confira as possibilidades que destacamos, a seguir.
Oferecer cursos e oficinas gratuitas para ajudar a população local a melhorar o currículo e, assim, ter mais chances de conseguir emprego, é uma boa forma de uma empresa se aproximar da comunidade. Além de desenvolver os próprios projetos sociais, a companhia pode apoiar outras organizações sem fins lucrativos com investimentos e espaço para que o trabalho seja realizado.
Nesse tipo de ação, a empresa incentiva os próprios colaboradores a realizarem trabalhos voluntários em apoio à comunidade. Um exemplo disso são os mutirões para prestar serviços de acordo com os conhecimentos dos funcionários — consultoria jurídica, serviços de contabilidade, consultas de saúde, palestras de empreendedorismo, serviços de informática etc.
Outra forma de estreitar o relacionamento com a comunidade é fazer doações para pessoas em vulnerabilidade social. Uma ideia interessante é cadastrar famílias para receberem cestas básicas todo mês. Ainda, é possível formar parcerias com organizações não governamentais que fornecem alimentação e kits de higiene para pessoas em situação de rua.
Um problema que muitas famílias enfrentam — especialmente as mães — é a falta de atividades para crianças. Por isso, a empresa pode desenvolver um projeto para manter as crianças ocupadas quando não estiverem na escola. Reforço escolar, esportes, música, teatro e dança são atividades socioculturais que contribuem para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Para aprofundar ainda mais o relacionamento com a comunidade, a empresa pode, além de já desenvolver alguns projetos sociais, ficar atenta às necessidades da população. Assim, outras iniciativas também podem ser apoiadas por meio de eventos de arrecadação de fundos, leilões solidários e campanhas de financiamento coletivo.
Ações para reduzir o impacto dos resíduos produzidos pela empresa também são importantes para preservar o meio ambiente em que a comunidade vive. Reciclagem, descarte adequado de materiais e uso de materiais biodegradáveis são algumas maneiras de fazer isso.
O Instituto Porto é um exemplo de como uma empresa pode construir um relacionamento com a comunidade. Vários projetos sociais têm sido desenvolvidos por essa organização sem fins lucrativos desde o ano de 2005. A seguir, confira algumas dessas iniciativas.
Com a oferta de diversos cursos profissionalizantes totalmente gratuitos, o Instituto Porto possibilita que as pessoas se capacitem para o mercado de trabalho e, assim, possam buscar melhores condições de vida. Esses são alguns dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Instituto:
Essa é uma iniciativa voltada para crianças e adolescentes que têm entre 6 e 15 anos de idade e estudam em escola pública. No Ação Educa, eles participam de atividades socioeducativas que complementam o aprendizado que acontece na escola, além de terem acesso a atendimento psicológico e psicopedagógico, entre outras ações sociais.
Nesse projeto, as pessoas têm a oportunidade de se qualificar profissionalmente na área de costura industrial e começar a gerar renda. Para isso, o Instituto também oferece uma formação empreendedora e a possibilidade de participar da incubadora de costura, que funciona como uma empresa e permite que os alunos aprendam na prática a empreender na costura.
Com essas iniciativas, o Instituto Porto atende a população da região de Campos Elíseos, na cidade de São Paulo, mantendo um bom relacionamento com a comunidade. Desse jeito, a empresa Porto Seguro, principal mantenedora do Instituto, investe no bem-estar das pessoas para que elas possam contribuir cada vez mais com a sociedade.
Quer conhecer melhor os projetos sociais do Instituto Porto? Entre em contato com a gente e saiba como você e sua família também podem ser atendidos por essa iniciativa
Veja alguns depoimentos de quem fez cursos no Instituto Porto Seguro e, hoje, está no mercado de trabalho.
Neste post, entenda melhor a relação entre os cuidados com bem-estar físico e o sucesso profissional!
Saiba maisDe chaveiros a garrafas, existem brindes de diversos tipos oferecidos por empresas aos seus clientes e funcionários. Você sabe quais as principais opções e como transformá-las em uma atividade lucrativa? Confira no post!
Saiba maisQuer melhores oportunidades de emprego? Descubra a importância de uma qualificação para atuar no mercado de Tecnologia da Informação.
Saiba maisSaiba o que você pode fazer para se capacitar e obter qualificação profissional para conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho.
Saiba maisVocê sabe o que são os ODS? Confira o que significam e como eles impactam nosso dia a dia!
Saiba maisFaça a diferença na vida de outras pessoas! Descubra a importância da doação e os benefícios que ela pode trazer para você. A generosidade transforma vidas!
Saiba mais