Bem-vindo(a)

 

Como firmar uma parceria estratégica com o RH na empresa?

Por muitos anos, o setor de recursos humanos foi considerado uma área à parte, a qual lidava com a burocracia trabalhista e nada além disso. Porém, no momento atual, seu papel dentro da empresa é muito mais relevante, podendo fazer uma grande diferença na qualidade do serviço nos demais setores.

Para alcançar esse objetivo é necessário saber como firmar uma parceria estratégica com o RH da sua empresa. Não basta simplesmente distribuir tarefas. É preciso mudar a forma de pensar da sua equipe, empregando os times como um recurso valioso dentro da organização.

Para ajudar você a entender melhor essa questão, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens dessa parceria estratégica e dar algumas dicas para promovê-la. Confira.

Quais benefícios essa parceria oferece?

Essa mudança de perspectiva não surgiu sem motivo. Hoje em dia, um RH estratégico é indispensável para promover a sua competitividade. Alguns dos resultados que você pode esperar a partir disso estão a seguir.

Incentivo à inovação

Uma das características principais das empresas de sucesso é a capacidade de inovar, trazer algo que nenhuma outra marca oferece. Para que isso ocorra, é importante que a empresa invista em capacitação, ofereça um ambiente colaborativo e livre para que as pessoas possam compartilhar ideias, e o RH é parte fundamental na criação desse ambiente.

Otimização do recrutamento e seleção

A contratação incorreta sempre sai muito mais cara, pois o resultado desejado não é alcançado e ainda é necessário repetir o processo. Ao otimizar essa etapa, você garante melhores contratações e mais rentabilidade para a empresa a longo prazo.

Promover o melhor clima organizacional

Ter um ambiente de trabalho mais positivo e amigável também faz uma grande diferença para o desempenho das equipes. O RH está em uma posição perfeita para promover o clima organizacional desejado, facilitando interações mais positivas.

Como promover uma parceria estratégica com o RH?

Considerando seus benefícios, o investimento nessa parceria fica bem mais atrativo. Veja aqui algumas dicas para colocar essa ideia em prática.

Avalie e capacite sua equipe atual

Para ter sucesso em qualquer ação, é necessário uma equipe preparada para a tarefa. Antes de começar a mudar a estrutura da empresa, avalie o conhecimento atual do seu RH e preencha as lacunas com investimentos em capacitação.

Defina objetivos claros

A falta de metas dificulta bastante qualquer planejamento ou tomada de decisão. Por isso, para que a sua parceria estratégica tenha sucesso, é necessário esclarecer de antemão quais objetivos você pretende atingir com ela.

Estabeleça indicadores de desempenho

Depois de criar um objetivo, você precisa utilizar métricas que ajudem a medir seu progresso em direção a ele. Se você não pode medir algo, também não pode mudá-lo de forma ativa.

Invista em comunicação

Por fim, mas não menos importante, promova uma comunicação interna mais direta e acertada. Isso ajuda os diferentes setores a se aproximarem e facilita qualquer atuação do RH estratégico para maximizar o desempenho da empresa.

Com essas informações, você já pode pensar em uma parceria estratégica com o RH da sua empresa. A longo prazo, essa mudança de perspectiva vai melhorar consideravelmente os resultados do negócio como um todo.

Que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Aproveite para informar mais pessoas sobre a importância do RH nas empresas atuais.

  • Compartilhe esse conteúdo

O Instituto por ex-alunos

Veja alguns depoimentos de quem fez cursos no Instituto Porto Seguro e, hoje, está no mercado de trabalho.

"Foi quando o Instituto Porto Seguro me abriu mais uma porta e participei do Curso de Costura Industrial, onde tive aprendizados e experiências que trouxeram de volta a confiança em mim, no meu trabalho e a certeza do que eu realmente queria.  Na época com mais de 44 anos, voltei a planejar meu futuro, desta vez certa do que queria, confiante e me sentindo mais segura."

Lilian Coelho Teixeira Corazza

Curso: Pintura em tecido / Costura Industrial

"Só tenho a agradecer por todo o carinho e dedicação que vocês da Porto tiveram com nós alunos, eu sempre serei muito grata pela visão de futuro que vocês me proporcionaram pelos aprendizados, e principalmente a me preparar para o mercado de trabalho."

Samara Paulino

Curso: Auxiliar de escritório | Funcionária da corretora The Smart

"Após o curso, participei de três processos seletivos para jovem aprendiz na Porto Seguro e para minha alegria, fui aprovada em uma vaga no Instituto. Fiquei por 15 meses e tive a oportunidade de ser efetivada como Auxiliar Administrativo"

Maria Vitória de Oliveira

Curso: Informática e Auxiliar de Escritório.

"Esses cursos me deram não só conhecimento, mas também força de vontade e gosto pelos estudos. Comecei como aprendiz na área de Sinistro e estou lá até hoje"

Danillo Rodrigues

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do Sinistro Auto.

"Dois meses depois do fim do curso, a Porto Seguro me chamou para uma entrevista, e aí eu fui contratado. Esse curso foi uma coisa fantástica que aconteceu na minha vida"

Bruno da Mota

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do CAPS Morumbi.

"Eu sempre tive muita dificuldade na escola por conta da minha timidez excessiva, e durante o curso os professores sempre deram conta disso. Uma semana depois do fim do curso, a Porto já me ligou para fazer uma entrevista e eu passei! Virei jovem aprendiz e depois de uns meses fui efetivado"

Filipe Augusto da Rocha

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário da Porto Seguro Consórcio.

Notícias relacionadas

Curso de auxiliar administrativo: veja como funciona e como pode lhe ajudar

Tem interesse no curso de auxiliar administrativo? Confira no post tudo o que você precisa saber sobre o curso, seus benefícios e como fazer a melhor escolha!

Saiba mais

Por que a empresa deve desenvolver um relacionamento com a comunidade?

Você conhece algum projeto social desenvolvido por empresas? Este post traz alguns exemplos, entre outras informações sobre o assunto.

Saiba mais

Qual é a importância da saúde física para o seu bem-estar profissional?

Neste post, entenda melhor a relação entre os cuidados com bem-estar físico e o sucesso profissional!

Saiba mais

Marketing pessoal e profissional: veja 4 dicas que podem ajudar

Saiba mais

Brindes artesanais: o que são e quais as diferenças?

De chaveiros a garrafas, existem brindes de diversos tipos oferecidos por empresas aos seus clientes e funcionários. Você sabe quais as principais opções e como transformá-las em uma atividade lucrativa? Confira no post!

Saiba mais

[INFOGRÁFICO] Como a falta de profissionais de TI pode ser uma oportunidade para você?

Quer melhores oportunidades de emprego? Descubra a importância de uma qualificação para atuar no mercado de Tecnologia da Informação.

Saiba mais

[INFOGRÁFICO] 6 dicas de como se capacitar para o mercado e conseguir qualificação profissional

Saiba o que você pode fazer para se capacitar e obter qualificação profissional para conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho.

Saiba mais

Tudo o que você precisa saber sobre ODS

Você sabe o que são os ODS? Confira o que significam e como eles impactam nosso dia a dia!

Saiba mais