Bem-vindo(a)

Escola de Costura Industrial

O projeto Escola de Costura Industrial foi criado em 2015 com o objetivo de qualificar profissionalmente, liderar atividades de geração de renda e formar empreendedores na área de costura industrial.

Além do encaminhamento ao mercado de trabalho, os alunos também têm como foco o fomento ao empreendedorismo. Durante todo o processo, os participantes do projeto são estimulados a pensar como empreendedores e a descobrir como funciona o mundo dos negócios.

No mesmo espaço em que têm acesso à formação profissional, em parceria com o SENAI, os alunos podem gerar renda e são preparados para abrir suas próprias empresas.

Ícone de maletaMercado de trabalho

Identificamos no mercado têxtil e de vestuário uma grande defasagem de mão de obra de costureiros, cortadores industriais e modelistas. A profissão tem um espaço importante no mercado de trabalho, mas, a maioria das vagas exige experiência e conhecimento técnico.

Pensando nisso, o programa traz a oportunidade de qualificação profissional em costura industrial, o que possibilita aos alunos trabalharem em suas casas como microempreendedores individuais, ou serem encaminhados para o mercado de trabalho.

Ícone de sifrãoGeração de renda em quatro semanas

De modo geral, alunos matriculados em cursos profissionalizantes levam até um ano para começar a gerar renda. Um diferencial da Escola de Costura Industrial é que, já na quarta semana após a formação, os aprovados na seleção da Incubadora têm a oportunidade de participar da produção industrial, utilizando a infraestrutura do Instituto Porto Seguro.

Para isso, a cada turma é criada uma unidade de negócios que funciona como uma empresa real, onde os participantes vivenciam, na prática, todo o ciclo de negócios. Outro diferencial é a possibilidade de firmar parcerias com indústrias e comércios de confecção.

Ícone de pranchetaFases do programa

O curso está estruturado em dois módulos, acompanhe a seguir:

1. Formação Técnica em Costura Industrial

Duração: 5 meses

Neste módulo, os participantes do projeto recebem uma formação técnica em costura industrial, por meio da parceria entre o Instituto Porto Seguro e o SENAI. No fim desse ciclo, eles decidem se querem participar da seleção para a Incubadora com o objetivo de se tornarem empreendedores ou se optam por ingressarem no mercado de trabalho formal.

2. Formação Empreendedora e Incubação

Duração: 5 meses

Nesta etapa, intensificamos a formação em negócios e a geração de renda. Os participantes do projeto têm aulas de precificação, marketing, vendas, fluxo de caixa, logística, controle de produção, informática, atendimento, habilidades socioemocionais, português e matemática. Todo o conteúdo é vivenciado na prática.

Na Incubadora, focamos 100% na prática de costura industrial. Os alunos são preparados para abrir empresas. O projeto possui uma visão integrada de aprendizagem e geração de renda, disponibilizando todos os recursos necessários.


Para se inscrever, é necessário apresentar a seguinte documentação:
  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda familiar
Se o curso estiver com o período de inscrição encerrado, o botão "Inscreva-se" estará desativado.

O Instituto por ex-alunos

Veja alguns depoimentos de quem fez cursos no Instituto Porto Seguro e, hoje, está no mercado de trabalho.

"Foi quando o Instituto Porto Seguro me abriu mais uma porta e participei do Curso de Costura Industrial, onde tive aprendizados e experiências que trouxeram de volta a confiança em mim, no meu trabalho e a certeza do que eu realmente queria.  Na época com mais de 44 anos, voltei a planejar meu futuro, desta vez certa do que queria, confiante e me sentindo mais segura."

Lilian Coelho Teixeira Corazza

Curso: Pintura em tecido / Costura Industrial

"Só tenho a agradecer por todo o carinho e dedicação que vocês da Porto tiveram com nós alunos, eu sempre serei muito grata pela visão de futuro que vocês me proporcionaram pelos aprendizados, e principalmente a me preparar para o mercado de trabalho."

Samara Paulino

Curso: Auxiliar de escritório | Funcionária da corretora The Smart

"Após o curso, participei de três processos seletivos para jovem aprendiz na Porto Seguro e para minha alegria, fui aprovada em uma vaga no Instituto. Fiquei por 15 meses e tive a oportunidade de ser efetivada como Auxiliar Administrativo"

Maria Vitória de Oliveira

Curso: Informática e Auxiliar de Escritório.

"Esses cursos me deram não só conhecimento, mas também força de vontade e gosto pelos estudos. Comecei como aprendiz na área de Sinistro e estou lá até hoje"

Danillo Rodrigues

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do Sinistro Auto.

"Dois meses depois do fim do curso, a Porto Seguro me chamou para uma entrevista, e aí eu fui contratado. Esse curso foi uma coisa fantástica que aconteceu na minha vida"

Bruno da Mota

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do CAPS Morumbi.

"Eu sempre tive muita dificuldade na escola por conta da minha timidez excessiva, e durante o curso os professores sempre deram conta disso. Uma semana depois do fim do curso, a Porto já me ligou para fazer uma entrevista e eu passei! Virei jovem aprendiz e depois de uns meses fui efetivado"

Filipe Augusto da Rocha

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário da Porto Seguro Consórcio.