O projeto Escola Empreendedora de Costura Industrial foi criado em 2015 com o objetivo de qualificar profissionalmente, liderar atividades de geração de renda e formar empreendedores na área de costura industrial.
Além do encaminhamento ao mercado de trabalho, os alunos também têm como foco o fomento ao empreendedorismo. Durante todo o processo, os participantes do projeto são estimulados a pensar como empreendedores e a descobrir como funciona o mundo dos negócios.
No mesmo espaço em que têm acesso à formação profissional, em parceria com o SENAI, os alunos podem gerar renda e são preparados para abrir suas próprias empresas.
Identificamos no mercado têxtil e de vestuário uma grande defasagem de mão de obra de costureiros, cortadores industriais e modelistas. A profissão tem um espaço importante no mercado de trabalho, mas, a maioria das vagas exige experiência e conhecimento técnico.
Pensando nisso, o programa traz a oportunidade de qualificação profissional em costura industrial, o que possibilita aos alunos trabalharem em suas casas como microempreendedores individuais, ou serem encaminhados para o mercado de trabalho.
De modo geral, alunos matriculados em cursos profissionalizantes levam até um ano para começar a gerar renda. Um diferencial da Escola de Costura Industrial é que, já na quarta semana após a formação, os aprovados na seleção da Incubadora têm a oportunidade de participar da produção industrial, utilizando a infraestrutura do Instituto Porto Seguro.
Para isso, a cada turma é criada uma unidade de negócios que funciona como uma empresa real, onde os participantes vivenciam, na prática, todo o ciclo de negócios. Outro diferencial é a possibilidade de firmar parcerias com indústrias e comércios de confecção.
O curso está estruturado em dois módulos, acompanhe a seguir:
1. Formação Técnica em Costura Industrial
Duração: 5 meses
Neste módulo, os participantes do projeto recebem uma formação técnica em costura industrial, por meio da parceria entre o Instituto Porto Seguro e o SENAI. No fim desse ciclo, eles decidem se querem participar da seleção para a Incubadora com o objetivo de se tornarem empreendedores ou se optam por ingressarem no mercado de trabalho formal.
2. Formação Empreendedora e Incubação
Duração: 5 meses
Nesta etapa, intensificamos a formação em negócios e a geração de renda. Os participantes do projeto têm aulas de precificação, marketing, vendas, fluxo de caixa, logística, controle de produção, informática, atendimento, habilidades socioemocionais, português e matemática. Todo o conteúdo é vivenciado na prática.
Na Incubadora, focamos 100% na prática de costura industrial. Os alunos são preparados para abrir empresas. O projeto possui uma visão integrada de aprendizagem e geração de renda, disponibilizando todos os recursos necessários.
Veja alguns depoimentos de quem fez cursos no Instituto Porto Seguro e, hoje, está no mercado de trabalho.