Bem-vindo(a)

 

Qualificação profissional: entenda como os cursos profissionalizantes podem ajudar!

Hoje em dia, o mercado de trabalho é consideravelmente competitivo. Há muitos profissionais disputando o mesmo espaço, o que torna as empresas mais exigentes com relação ao seu desempenho e qualificação profissional. Por isso, é cada vez mais importante investir em sua melhor formação e aprimoramento no seu campo de atuação. Um ótimo caminho para acompanhar essas mudanças é buscar cursos profissionalizantes, os quais têm ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos.

Muitas pessoas ainda têm suas dúvidas sobre esses cursos e o quão positivo é esse investimento. Porém, para quem deseja ganhar destaque profissional ou melhorar os próprios conhecimentos, essa é uma das opções mais efetivas.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco sobre como os cursos profissionalizantes podem contribuir com sua qualificação profissional. Confira.

Melhores chances de encontrar um bom emprego

Como já mencionamos, todas as empresas estão exigindo bem mais dos seus colaboradores, especialmente em termos de formação e conhecimento. Aqueles que apresentam mais habilidades quase sempre são a preferência nas contratações. Os cursos profissionalizantes têm como objetivo justamente oferecer a você essas habilidades específicas, permitindo que você exerça uma função bem-definida e apresente bons resultados ao longo do tempo.

Entrada mais rápida no mercado de trabalho

Para quem está em busca do primeiro emprego, há muitas formas de se inserir no mercado de trabalho. Porém, algumas alternativas, como o ensino superior, exigem vários anos de estudo teórico e prático, sendo necessária uma alternativa antes de sua conclusão. Com esses cursos, você adquire a qualificação profissional necessária para começar a atuar mais cedo, além de usar sua experiência de trabalho como diferencial após concluir o ensino superior.

Oportunidade de se especializar

Nem todo curso profissionalizante é voltado apenas para pessoas que estão começando suas carreiras. Muitos, inclusive, são destinados a profissionais já estabelecidos, mas que desejam ampliar seus conhecimentos e se especializarem mais em uma função. Dessa forma, eles podem cumpri-la com mais qualidade e ganhar mais destaque em sua área diante dos contratantes.

Abertura para vários concursos públicos

Também existe a opção de se preparar para concursos públicos que têm teste de habilidade específica. Nesse ponto, a qualificação profissional será comprovada por meio de suas credenciais, principalmente diplomas.

Um diploma de um curso profissionalizante também pode ser exigido para boa parte desses concursos, especialmente aqueles que oferecem o melhor retorno.

Formação de fácil acesso

Por fim, é bom lembrar que há muito mais opções para quem deseja fazer um curso profissionalizante hoje em dia. Há cursos presenciais e a distância entre outras opções que contribuem com sua acessibilidade. Algo bem mais prático que uma formação superior, que geralmente apresenta várias barreiras oriundas do vestibular ou da dificuldade de conquistar bolsas em universidades particulares.

Agora que você entende melhor a importância dos cursos profissionalizantes para sua qualificação profissional, é hora de considerar essa opção para melhorar seu padrão de vida e prosseguir em sua carreira. Quanto mais conhecimento você acumular, mais fácil será se destacar.

Quer continuar descobrindo mais sobre como melhorar seu conhecimento profissional? Então, conheça aqui os cursos oferecidos pelo Instituto Porto Seguro

  • Compartilhe esse conteúdo

O Instituto por ex-alunos

Veja alguns depoimentos de quem fez cursos no Instituto Porto Seguro e, hoje, está no mercado de trabalho.

"Foi quando o Instituto Porto Seguro me abriu mais uma porta e participei do Curso de Costura Industrial, onde tive aprendizados e experiências que trouxeram de volta a confiança em mim, no meu trabalho e a certeza do que eu realmente queria.  Na época com mais de 44 anos, voltei a planejar meu futuro, desta vez certa do que queria, confiante e me sentindo mais segura."

Lilian Coelho Teixeira Corazza

Curso: Pintura em tecido / Costura Industrial

"Só tenho a agradecer por todo o carinho e dedicação que vocês da Porto tiveram com nós alunos, eu sempre serei muito grata pela visão de futuro que vocês me proporcionaram pelos aprendizados, e principalmente a me preparar para o mercado de trabalho."

Samara Paulino

Curso: Auxiliar de escritório | Funcionária da corretora The Smart

"Após o curso, participei de três processos seletivos para jovem aprendiz na Porto Seguro e para minha alegria, fui aprovada em uma vaga no Instituto. Fiquei por 15 meses e tive a oportunidade de ser efetivada como Auxiliar Administrativo"

Maria Vitória de Oliveira

Curso: Informática e Auxiliar de Escritório.

"Esses cursos me deram não só conhecimento, mas também força de vontade e gosto pelos estudos. Comecei como aprendiz na área de Sinistro e estou lá até hoje"

Danillo Rodrigues

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do Sinistro Auto.

"Dois meses depois do fim do curso, a Porto Seguro me chamou para uma entrevista, e aí eu fui contratado. Esse curso foi uma coisa fantástica que aconteceu na minha vida"

Bruno da Mota

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do CAPS Morumbi.

"Eu sempre tive muita dificuldade na escola por conta da minha timidez excessiva, e durante o curso os professores sempre deram conta disso. Uma semana depois do fim do curso, a Porto já me ligou para fazer uma entrevista e eu passei! Virei jovem aprendiz e depois de uns meses fui efetivado"

Filipe Augusto da Rocha

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário da Porto Seguro Consórcio.

Notícias relacionadas

Curso de auxiliar administrativo: veja como funciona e como pode lhe ajudar

Tem interesse no curso de auxiliar administrativo? Confira no post tudo o que você precisa saber sobre o curso, seus benefícios e como fazer a melhor escolha!

Saiba mais

Por que a empresa deve desenvolver um relacionamento com a comunidade?

Você conhece algum projeto social desenvolvido por empresas? Este post traz alguns exemplos, entre outras informações sobre o assunto.

Saiba mais

Qual é a importância da saúde física para o seu bem-estar profissional?

Neste post, entenda melhor a relação entre os cuidados com bem-estar físico e o sucesso profissional!

Saiba mais

Marketing pessoal e profissional: veja 4 dicas que podem ajudar

Saiba mais

Brindes artesanais: o que são e quais as diferenças?

De chaveiros a garrafas, existem brindes de diversos tipos oferecidos por empresas aos seus clientes e funcionários. Você sabe quais as principais opções e como transformá-las em uma atividade lucrativa? Confira no post!

Saiba mais

[INFOGRÁFICO] Como a falta de profissionais de TI pode ser uma oportunidade para você?

Quer melhores oportunidades de emprego? Descubra a importância de uma qualificação para atuar no mercado de Tecnologia da Informação.

Saiba mais

[INFOGRÁFICO] 6 dicas de como se capacitar para o mercado e conseguir qualificação profissional

Saiba o que você pode fazer para se capacitar e obter qualificação profissional para conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho.

Saiba mais

Tudo o que você precisa saber sobre ODS

Você sabe o que são os ODS? Confira o que significam e como eles impactam nosso dia a dia!

Saiba mais