O artesanato é uma das artes mais antigas do mundo. Ele foi parte, por exemplo, do Renascimento Comercial, um período que marcou a transição da Idade Média para a Era Moderna, mas já existia bem antes disso
O artesão é, portanto, um artista. Mas, por mais que o talento e a dedicação sejam fundamentais para que ele possa se destacar na área, devemos mencionar a importância da qualificação nesse contexto.
E aí? Como se qualificar, se destacar e ainda garantir uma renda extra com essa arte? Conheça, a seguir, algumas dicas importantes para empreender com artesanato.
Muitas coisas são aprendidas na prática. No entanto, outras demandam os ensinamentos de quem já atua no setor e tem longa experiência na área.
Esse é o caso da qualificação
Por melhor que você seja em seu trabalho, sempre há espaço para aprender mais. Além disso, uma qualificação pode demonstrar seriedade e comprometimento aos seus clientes.
Uma boa opção para adquirir experiência e ter uma boa bagagem teórica e prática no ramo do artesanato é investir em cursos profissionalizantes.
Recomendamos a realização de um de nossos cursos com Formação em Artesanato Atualmente, o Instituto disponibiliza a formação em cinco tipos de técnicas em artesanato:
Cada curso tem duração média de 3 meses e aulas 2 vezes na semana. O aluno pode escolher uma das áreas de aprendizado e se especializar
Agora, confira algumas dicas para tornar essa qualificação mais eficiente
Não subestime o seu próprio trabalho Por mais que vender seja importante, mantenha um preço sempre justo — tanto para você quanto para o cliente.
Leve em consideração não apenas o custo de seus materiais, mas também seu tempo e todo o esforço empregado para que seus artesanatos sejam de qualidade.
Muitas pessoas podem ser ótimas em seu trabalho e, por isso, uma dica é sempre buscar diferenciais.
Mas quem disse que um diferencial é necessariamente algo difícil de se conquistar? Na verdade, até um atendimento humanizado e amigável pode fazer com que você se destaque em meio à concorrência
É praticamente impossível falar sobre empreendedorismo e não mencionar as redes sociais.
Por isso, escolha uma mídia social como Facebook ou Instagram e faça uma página para o seu novo negócio. A partir daí, é possível conquistar muitos clientes e fortalecer a sua marca
Outra dica importante para novos empreendedores é cuidar bem das finanças. Utilize algum recurso que pode ser uma boa e velha agenda ou até um aplicativo para celular para fazer esse controle.
Anote não apenas o que você ganha, mas também todos os seus gastos com reposição de material. E, claro, mantenha as finanças do negócio separadas das de sua casa. Essa distinção evita problemas e confusões.
Como vimos, empreender no artesanato é possível, desde que você capriche na qualificação e no atendimento prestado nessa área. Agora, é hora de começar a sua capacitação, não é mesmo? Mãos à obra
Para não perder nenhuma de nossas publicações do blog, assine a newsletter do Instituto Porto Seguro. Assim, você recebe avisos periódicos sobre as novidades. Até a próxima
Veja alguns depoimentos de quem fez cursos no Instituto Porto Seguro e, hoje, está no mercado de trabalho.
Você conhece algum projeto social desenvolvido por empresas? Este post traz alguns exemplos, entre outras informações sobre o assunto.
Saiba maisNeste post, entenda melhor a relação entre os cuidados com bem-estar físico e o sucesso profissional!
Saiba maisDe chaveiros a garrafas, existem brindes de diversos tipos oferecidos por empresas aos seus clientes e funcionários. Você sabe quais as principais opções e como transformá-las em uma atividade lucrativa? Confira no post!
Saiba maisQuer melhores oportunidades de emprego? Descubra a importância de uma qualificação para atuar no mercado de Tecnologia da Informação.
Saiba maisSaiba o que você pode fazer para se capacitar e obter qualificação profissional para conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho.
Saiba maisVocê sabe o que são os ODS? Confira o que significam e como eles impactam nosso dia a dia!
Saiba mais