Bem-vindo(a)

 

Veja 5 dicas para diminuir o turnover e reter talentos

O turnover é uma grande preocupação para as empresas. Afinal, são várias as consequências negativas da alta rotatividade de funcionários. Entre elas, baixa produtividade, desmotivação da equipe e necessidade de treinamento constante.

Apesar de ser um desafio, há estratégias que quem quer saber como diminuir o turnover e reter talentos pode aplicar. Oferecer benefícios, melhorar a comunicação interna e criar um bom plano de carreira estão entre as dicas para conservar o quadro de funcionários repleto de talentos. Veja algumas ações para reduzir a rotatividade na equipe

1. Oferecer benefícios

Uma das estratégias para diminuir o turnover e reter os melhores talentos da sua empresa é oferecer benefícios. Muitos negócios se preocupam em ter salários competitivos, mas deixam de lado a criação de pacotes atrativos para funcionários, com benefícios como auxílio-creche, previdência privada e bolsas para cursos, entre outros.

O ideal é conjugar um salário competitivo com benefícios atraentes para, assim, conservar os melhores funcionários na sua empresa.

2. Apostar na comunicação interna

Outra dica para negócios que querem descobrir como reduzir a rotatividade e ter sempre os melhores profissionais em suas equipes é melhorar a comunicação interna. Não é raro funcionários buscarem outras oportunidades no mercado percebem falta de transparência na comunicação.

Mesmo estratégias simples, como a criação de um canal de comunicação interna, fazem a diferença na maneira que a empresa se comunica com funcionários e, consequentemente, ajudam na retenção de talentos.

3. Criar um clima organizacional melhor

Um bom clima organizacional é um aspecto inegociável para alguns talentos permanecerem na empresa. Nesse sentido, é essencial investir não só em salário e benefícios, como, também, em ações motivacionais e engajadoras.

Um clima organizacional positivo é fruto de uma cultura em que o funcionário tem espaço para se expressar e em que há preocupação não só com produtividade como com o bem-estar da equipe.

4. Criar um ambiente propício para o desenvolvimento

Apostar no desenvolvimento dos colaboradores é, também, uma excelente estratégia para retenção de talentos. A empresa pode oferecer cursos internamente, assumir parte dos custos de cursos externos - como graduação, pós-graduação ou idiomas, ou ainda incentivar que os times invistam nisso indicando livros, filmes, promovendo palestras, entre outros.

5. Praticar a flexibilidade

Muitos talentos optam por trocar de emprego em busca de mais flexibilidade na rotina. Esse turnover pode ser evitado quando a empresa investe em uma estrutura menos rígida, apoiando práticas como horários flexíveis e home office em alguns dias da semana.

É possível, ainda, praticar a flexibilidade em outros processos burocráticos para, assim, tornar tarefas do dia a dia mais simples. Isso permite que o funcionário tenha mais liberdade na execução de suas atividades, assim como aumenta a produtividade da equipe.

Agora que você já sabe como diminuir o turnover e reter talentos, coloque em prática essas dicas para, assim, manter o melhor quadro de funcionários na sua empresa.

Tenha em mente, ainda, que pessoas sem muita experiência, mas com força de vontade de aprender podem ajudar a construir as melhores equipes e apoiar na obtenção de bons resultados.

E você, tem mais alguma dica de como diminuir o turnover e reter talentos? Coloque nos comentários

  • Compartilhe esse conteúdo

O Instituto por ex-alunos

Veja alguns depoimentos de quem fez cursos no Instituto Porto Seguro e, hoje, está no mercado de trabalho.

"Foi quando o Instituto Porto Seguro me abriu mais uma porta e participei do Curso de Costura Industrial, onde tive aprendizados e experiências que trouxeram de volta a confiança em mim, no meu trabalho e a certeza do que eu realmente queria.  Na época com mais de 44 anos, voltei a planejar meu futuro, desta vez certa do que queria, confiante e me sentindo mais segura."

Lilian Coelho Teixeira Corazza

Curso: Pintura em tecido / Costura Industrial

"Só tenho a agradecer por todo o carinho e dedicação que vocês da Porto tiveram com nós alunos, eu sempre serei muito grata pela visão de futuro que vocês me proporcionaram pelos aprendizados, e principalmente a me preparar para o mercado de trabalho."

Samara Paulino

Curso: Auxiliar de escritório | Funcionária da corretora The Smart

"Após o curso, participei de três processos seletivos para jovem aprendiz na Porto Seguro e para minha alegria, fui aprovada em uma vaga no Instituto. Fiquei por 15 meses e tive a oportunidade de ser efetivada como Auxiliar Administrativo"

Maria Vitória de Oliveira

Curso: Informática e Auxiliar de Escritório.

"Esses cursos me deram não só conhecimento, mas também força de vontade e gosto pelos estudos. Comecei como aprendiz na área de Sinistro e estou lá até hoje"

Danillo Rodrigues

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do Sinistro Auto.

"Dois meses depois do fim do curso, a Porto Seguro me chamou para uma entrevista, e aí eu fui contratado. Esse curso foi uma coisa fantástica que aconteceu na minha vida"

Bruno da Mota

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do CAPS Morumbi.

"Eu sempre tive muita dificuldade na escola por conta da minha timidez excessiva, e durante o curso os professores sempre deram conta disso. Uma semana depois do fim do curso, a Porto já me ligou para fazer uma entrevista e eu passei! Virei jovem aprendiz e depois de uns meses fui efetivado"

Filipe Augusto da Rocha

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário da Porto Seguro Consórcio.

Notícias relacionadas

Curso de auxiliar administrativo: veja como funciona e como pode lhe ajudar

Tem interesse no curso de auxiliar administrativo? Confira no post tudo o que você precisa saber sobre o curso, seus benefícios e como fazer a melhor escolha!

Saiba mais

Por que a empresa deve desenvolver um relacionamento com a comunidade?

Você conhece algum projeto social desenvolvido por empresas? Este post traz alguns exemplos, entre outras informações sobre o assunto.

Saiba mais

Qual é a importância da saúde física para o seu bem-estar profissional?

Neste post, entenda melhor a relação entre os cuidados com bem-estar físico e o sucesso profissional!

Saiba mais

Marketing pessoal e profissional: veja 4 dicas que podem ajudar

Saiba mais

Brindes artesanais: o que são e quais as diferenças?

De chaveiros a garrafas, existem brindes de diversos tipos oferecidos por empresas aos seus clientes e funcionários. Você sabe quais as principais opções e como transformá-las em uma atividade lucrativa? Confira no post!

Saiba mais

[INFOGRÁFICO] Como a falta de profissionais de TI pode ser uma oportunidade para você?

Quer melhores oportunidades de emprego? Descubra a importância de uma qualificação para atuar no mercado de Tecnologia da Informação.

Saiba mais

[INFOGRÁFICO] 6 dicas de como se capacitar para o mercado e conseguir qualificação profissional

Saiba o que você pode fazer para se capacitar e obter qualificação profissional para conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho.

Saiba mais

Tudo o que você precisa saber sobre ODS

Você sabe o que são os ODS? Confira o que significam e como eles impactam nosso dia a dia!

Saiba mais