Bem-vindo(a)

 

Vaga de emprego para pessoas sem experiência: veja 4 dicas para conquistar uma

Encontrar e conquistar vagas de emprego para pessoas sem experiência é uma das principais dificuldades para quem entra no mercado de trabalho. Afinal, é muito comum encontrar empregadores que exigem experiência para que você possa conquistar a oportunidade.

A boa notícia é que, apesar de essa situação parecer desafiadora, ela pode ser contornada. Com uma boa estratégia e preparação no seu dia a dia, você conseguirá receber a aprovação no processo seletivo

Então, que tal descobrir como conquistar uma vaga mesmo sem experiência? Confira 4 dicas essenciais

1. Qualificação que diferencia

Ter conhecimento técnico é um dos principais segredos para quem deseja se colocar no mercado de trabalho. Entender sobre a área e saber como colocar a mão na massa é fundamental para chamar a atenção de quem emprega.

Então, vale a pena investir na qualificação. Por meio de um curso profissionalizante, por exemplo, você aprenderá os principais pontos da profissão de interesse e como agir no dia a dia.

Com o certificado ao final, inclua a formação no seu currículo e se destaque de outros candidatos. Assim, suas chances se tornam maiores

2. Competências em evidência

Como você acabou de ver, o conhecimento técnico é importante, ainda mais para vagas de emprego para pessoas sem experiência. Porém, esse não é o único ponto de destaque, sabia?

Também é fundamental trabalhar as suas competências. Se não tiver certeza sobre o que elas são, poderá descobrir agora.

Entre os exemplos de competência, estão:

  • boa comunicação;
  • capacidade de organização;
  • facilidade de se relacionar com colegas de trabalho;
  • habilidade com vendas e assim por diante.

Então, as competências são qualidades que você tem e que pode colocar em prática no trabalho. Vale a pena listar todas elas e deixar em evidência, no currículo, o que se destaca em sua personalidade

3. Cargo inicial como primeiro degrau

Para começar no mercado de trabalho, não é preciso se limitar à busca de uma vaga tradicional, sabia? Na verdade, uma boa opção é considerar dar seus primeiros passos em um cargo inicial, como as vagas de jovens aprendizes ou de auxiliares administrativos.

Afinal, esse tipo de vaga é pensado para quem não tem muita experiência e deseja aprender na prática. Por causa disso, é comum que quem emprega faça menos exigências — e aí suas chances aumentam.

O melhor é que, mesmo começando, é possível crescer na empresa. Não faltam casos de quem começou assim e alcançou uma vaga tradicional. Ao incluir essa alternativa no seu radar, suas chances de sucesso se multiplicam.

4. Networking para alcançar oportunidades

O termo pode parecer meio complicado, mas você, com certeza, conhece o networking. Afinal, ele nada mais é que a rede de contatos e que pode ajudar seu posicionamento no mercado de trabalho.

Um bom exemplo de networking é quando um familiar ou amigo indica seu nome para uma vaga de trabalho. Também é o que ocorre quando alguém próximo abre uma empresa e oferece uma posição de trabalho a você. Ou seja, tudo tem a ver com quem você conhece e que pode dar indicações ou mesmo trazer oportunidades.

Para fortalecer sua rede de contatos, é importante conversar com pessoas da sua área e profissionais de todo tipo. O próprio curso profissionalizante pode ser uma oportunidade para interagir com colegas e professores, por exemplo.

Conquistar uma entre as vagas de emprego para pessoas sem experiência não precisa ser tão difícil quanto você imagina. Com essas dicas, há como entrar no mercado de trabalho com o pé direito

Já que a formação técnica é tão importante, entre em contato conosco do Instituto Porto Seguro e conheça nossos cursos profissionalizantes

  • Compartilhe esse conteúdo

O Instituto por ex-alunos

Veja alguns depoimentos de quem fez cursos no Instituto Porto Seguro e, hoje, está no mercado de trabalho.

"Foi quando o Instituto Porto Seguro me abriu mais uma porta e participei do Curso de Costura Industrial, onde tive aprendizados e experiências que trouxeram de volta a confiança em mim, no meu trabalho e a certeza do que eu realmente queria.  Na época com mais de 44 anos, voltei a planejar meu futuro, desta vez certa do que queria, confiante e me sentindo mais segura."

Lilian Coelho Teixeira Corazza

Curso: Pintura em tecido / Costura Industrial

"Só tenho a agradecer por todo o carinho e dedicação que vocês da Porto tiveram com nós alunos, eu sempre serei muito grata pela visão de futuro que vocês me proporcionaram pelos aprendizados, e principalmente a me preparar para o mercado de trabalho."

Samara Paulino

Curso: Auxiliar de escritório | Funcionária da corretora The Smart

"Após o curso, participei de três processos seletivos para jovem aprendiz na Porto Seguro e para minha alegria, fui aprovada em uma vaga no Instituto. Fiquei por 15 meses e tive a oportunidade de ser efetivada como Auxiliar Administrativo"

Maria Vitória de Oliveira

Curso: Informática e Auxiliar de Escritório.

"Esses cursos me deram não só conhecimento, mas também força de vontade e gosto pelos estudos. Comecei como aprendiz na área de Sinistro e estou lá até hoje"

Danillo Rodrigues

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do Sinistro Auto.

"Dois meses depois do fim do curso, a Porto Seguro me chamou para uma entrevista, e aí eu fui contratado. Esse curso foi uma coisa fantástica que aconteceu na minha vida"

Bruno da Mota

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do CAPS Morumbi.

"Eu sempre tive muita dificuldade na escola por conta da minha timidez excessiva, e durante o curso os professores sempre deram conta disso. Uma semana depois do fim do curso, a Porto já me ligou para fazer uma entrevista e eu passei! Virei jovem aprendiz e depois de uns meses fui efetivado"

Filipe Augusto da Rocha

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário da Porto Seguro Consórcio.

Notícias relacionadas

Saiba o que é responsabilidade social empresarial e por que é importante!

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar um pouco mais sobre o que é a responsabilidade social empresarial, como ela afeta sua empresa e por que ela é importante.

Saiba mais

Descubra o potencial de Campos Elíseos para o desenvolvimento de projetos!

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esse importante pedacinho e os motivos pelos quais ele merece destaque. Continue a leitura do artigo e confira!

Saiba mais

Conheça aqui o curso de Mecânica e Eletricista Automotivo

Neste artigo, vamos explicar como funciona um curso de mecânica e eletromecânica e o que observar para escolher o melhor!

Saiba mais

Como empreender na costura? Aprenda aqui!

Trabalha com costura? Conheça, então, algumas maneiras pra empreender adequadamente nessa área!

Saiba mais

Aprenda como empreender com artesanato com estas 5 dicas!

Já pensou em trabalhar com artesanato? Saiba como empreender nesse ramo e ganhar uma renda extra!

Saiba mais

Qual é a importância do voluntariado da Porto Seguro? Entenda!

Quer ajudar ao próximo? Descubra algumas iniciativas simples, porém eficazes, elaboradas pela Porto Seguro!

Saiba mais

Famílias atendidas pelo Instituto Porto Seguro: veja como funciona!

Você sabia que certas ações podem mudar vidas? Conheça estratégias do Instituto Porto Seguro capazes de fazer isso!

Saiba mais

Conheça 8 cursos profissionalizantes para se capacitar!

Descubra quais são os cursos profissionalizantes que estão em alta no mercado e como fazê-los!

Saiba mais