Bem-vindo(a)

 

Saiba o que é responsabilidade social empresarial e por que é importante!

Hoje em dia, todas as empresas, das maiores às menores, têm um papel fundamental no funcionamento da sociedade. Isso inclui desde a geração de empregos até a forma como certos grupos se comportam. Considerando isso, é importante considerar sua responsabilidade social empresarial nesse meio.

Esse conceito não é o mais recente, mas tem se tornado cada vez mais importante no contexto atual. Apesar de parecer apenas mais uma despesa, cumprir essas responsabilidades também pode trazer vários benefícios para sua empresa.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar um pouco mais sobre o que é a responsabilidade social empresarial, como ela afeta sua empresa e por que ela é importante. Acompanhe.

O que significa responsabilidade social empresarial?

De forma bem simples, trata-se de um conceito que se refere a todas as escolhas e atitudes que empresas podem ter para contribuir com a comunidade ao seu redor e com a sociedade como um todo. Seja no que diz respeito a oferecer oportunidades de crescimento, melhorar a infraestrutura ou qualquer outro ponto.

Como ela impacta sua empresa?

Arcar ou não com sua responsabilidade social é uma questão de escolha na maior parte do tempo. Existem leis que regulam a atuação de empresas para garantir que não haja abuso de poder nem pessoas prejudicadas. Porém, isso não significa que uma empresa tem necessariamente que contribuir com a esfera pública.

Para poder fazer essas contribuições, também é possível investir ao menos uma parte dos seus recursos regularmente — mas isso não é uma regra. Entretanto, se negar completamente a participar desses processos também pode custar algumas oportunidades de alcançar um novo público, prejudicando perspectivas de negócios a longo prazo.

Qual a importância da responsabilidade social empresarial?

No funcionamento atual da sociedade, é importante que os empreendedores assumam um nível de responsabilidade social, tanto pelo benefício coletivo quanto para a própria empresa. Alguns exemplos disso estão a seguir.

Gerar maiores benefícios sociais a longo prazo

Independentemente de qualquer coisa, seu negócio ainda faz parte da estrutura social ao seu redor, sendo assim, a longo prazo, contribuir com o coletivo também traz alguns benefícios. Se você colocar seu tempo e recursos nos lugares certos, pode construir um público consumidor mais leal ou encontrar parcerias mais fortes.

Promover a sua imagem diante do público

Um motivo comum para participar da sua responsabilidade social empresarial é desenvolver uma imagem mais positiva diante do público. É uma forma bem eficiente de marketing, tanto para potenciais clientes quanto para possíveis parceiros de mercado.

Evitar práticas nocivas ao mercado e à sociedade

Quando empresas atuam sem pensar nas repercussões, pode haver danos à sociedade, que levam muito tempo para serem reparados. Ao assumir certas responsabilidades, você também pensa em como certos atos podem gerar prejuízo a longo prazo para o coletivo.

Agora que você entende melhor o conceito de responsabilidade social empresarial, pode decidir como vai atender a esse chamado. Lembre-se: a longo prazo, é melhor para todos quando você assume esses compromissos.

Quer continuar acompanhando mais dicas? Então, siga nossos perfis nas redes sociais.

  • Compartilhe esse conteúdo

O Instituto por ex-alunos

Veja alguns depoimentos de quem fez cursos no Instituto Porto Seguro e, hoje, está no mercado de trabalho.

"Foi quando o Instituto Porto Seguro me abriu mais uma porta e participei do Curso de Costura Industrial, onde tive aprendizados e experiências que trouxeram de volta a confiança em mim, no meu trabalho e a certeza do que eu realmente queria.  Na época com mais de 44 anos, voltei a planejar meu futuro, desta vez certa do que queria, confiante e me sentindo mais segura."

Lilian Coelho Teixeira Corazza

Curso: Pintura em tecido / Costura Industrial

"Só tenho a agradecer por todo o carinho e dedicação que vocês da Porto tiveram com nós alunos, eu sempre serei muito grata pela visão de futuro que vocês me proporcionaram pelos aprendizados, e principalmente a me preparar para o mercado de trabalho."

Samara Paulino

Curso: Auxiliar de escritório | Funcionária da corretora The Smart

"Após o curso, participei de três processos seletivos para jovem aprendiz na Porto Seguro e para minha alegria, fui aprovada em uma vaga no Instituto. Fiquei por 15 meses e tive a oportunidade de ser efetivada como Auxiliar Administrativo"

Maria Vitória de Oliveira

Curso: Informática e Auxiliar de Escritório.

"Esses cursos me deram não só conhecimento, mas também força de vontade e gosto pelos estudos. Comecei como aprendiz na área de Sinistro e estou lá até hoje"

Danillo Rodrigues

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do Sinistro Auto.

"Dois meses depois do fim do curso, a Porto Seguro me chamou para uma entrevista, e aí eu fui contratado. Esse curso foi uma coisa fantástica que aconteceu na minha vida"

Bruno da Mota

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do CAPS Morumbi.

"Eu sempre tive muita dificuldade na escola por conta da minha timidez excessiva, e durante o curso os professores sempre deram conta disso. Uma semana depois do fim do curso, a Porto já me ligou para fazer uma entrevista e eu passei! Virei jovem aprendiz e depois de uns meses fui efetivado"

Filipe Augusto da Rocha

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário da Porto Seguro Consórcio.

Notícias relacionadas

Vaga de emprego para pessoas sem experiência: veja 4 dicas para conquistar uma

Encontrar (e conquistar!) vagas de emprego para pessoas sem experiência é uma das principais dificuldades para quem entra no mercado de trabalho. Confira 4 dicas essenciais!

Saiba mais

Descubra o potencial de Campos Elíseos para o desenvolvimento de projetos!

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esse importante pedacinho e os motivos pelos quais ele merece destaque. Continue a leitura do artigo e confira!

Saiba mais

Conheça aqui o curso de Mecânica e Eletricista Automotivo

Neste artigo, vamos explicar como funciona um curso de mecânica e eletromecânica e o que observar para escolher o melhor!

Saiba mais

Como empreender na costura? Aprenda aqui!

Trabalha com costura? Conheça, então, algumas maneiras pra empreender adequadamente nessa área!

Saiba mais

Aprenda como empreender com artesanato com estas 5 dicas!

Já pensou em trabalhar com artesanato? Saiba como empreender nesse ramo e ganhar uma renda extra!

Saiba mais

Qual é a importância do voluntariado da Porto Seguro? Entenda!

Quer ajudar ao próximo? Descubra algumas iniciativas simples, porém eficazes, elaboradas pela Porto Seguro!

Saiba mais

Famílias atendidas pelo Instituto Porto Seguro: veja como funciona!

Você sabia que certas ações podem mudar vidas? Conheça estratégias do Instituto Porto Seguro capazes de fazer isso!

Saiba mais

Conheça 8 cursos profissionalizantes para se capacitar!

Descubra quais são os cursos profissionalizantes que estão em alta no mercado e como fazê-los!

Saiba mais