Bem-vindo(a)

 

Aprenda como empreender com artesanato com estas 5 dicas!

O artesanato é uma das artes mais antigas do mundo. Ele foi parte, por exemplo, do Renascimento Comercial, um período que marcou a transição da Idade Média para a Era Moderna, mas já existia bem antes disso

O artesão é, portanto, um artista. Mas, por mais que o talento e a dedicação sejam fundamentais para que ele possa se destacar na área, devemos mencionar a importância da qualificação nesse contexto.

E aí? Como se qualificar, se destacar e ainda garantir uma renda extra com essa arte? Conheça, a seguir, algumas dicas importantes para empreender com artesanato.

Qual é a importância da qualificação no artesanato?

Muitas coisas são aprendidas na prática. No entanto, outras demandam os ensinamentos de quem já atua no setor e tem longa experiência na área.

Esse é o caso da qualificação

Por melhor que você seja em seu trabalho, sempre há espaço para aprender mais. Além disso, uma qualificação pode demonstrar seriedade e comprometimento aos seus clientes.

Como se qualificar nessa área?

Uma boa opção para adquirir experiência e ter uma boa bagagem teórica e prática no ramo do artesanato é investir em cursos profissionalizantes.

Recomendamos a realização de um de nossos cursos com Formação em Artesanato Atualmente, o Instituto disponibiliza a formação em cinco tipos de técnicas em artesanato:

  • biscuit;
  • bolsas;
  • bordado;
  • amigurumi;
  • pintura em tecido.

Cada curso tem duração média de 3 meses e aulas 2 vezes na semana. O aluno pode escolher uma das áreas de aprendizado e se especializar

Como empreender no artesanato?

Agora, confira algumas dicas para tornar essa qualificação mais eficiente

Tenha cuidado ao precificar

Não subestime o seu próprio trabalho Por mais que vender seja importante, mantenha um preço sempre justo — tanto para você quanto para o cliente.

Leve em consideração não apenas o custo de seus materiais, mas também seu tempo e todo o esforço empregado para que seus artesanatos sejam de qualidade.

Garanta um diferencial no seu atendimento

Muitas pessoas podem ser ótimas em seu trabalho e, por isso, uma dica é sempre buscar diferenciais.

Mas quem disse que um diferencial é necessariamente algo difícil de se conquistar? Na verdade, até um atendimento humanizado e amigável pode fazer com que você se destaque em meio à concorrência

Utilize as mídias sociais

É praticamente impossível falar sobre empreendedorismo e não mencionar as redes sociais.

Por isso, escolha uma mídia social como Facebook ou Instagram e faça uma página para o seu novo negócio. A partir daí, é possível conquistar muitos clientes e fortalecer a sua marca

Tenha um bom controle das finanças

Outra dica importante para novos empreendedores é cuidar bem das finanças. Utilize algum recurso que pode ser uma boa e velha agenda ou até um aplicativo para celular para fazer esse controle.

Anote não apenas o que você ganha, mas também todos os seus gastos com reposição de material. E, claro, mantenha as finanças do negócio separadas das de sua casa. Essa distinção evita problemas e confusões.

Como vimos, empreender no artesanato é possível, desde que você capriche na qualificação e no atendimento prestado nessa área. Agora, é hora de começar a sua capacitação, não é mesmo? Mãos à obra

Para não perder nenhuma de nossas publicações do blog, assine a newsletter do Instituto Porto Seguro. Assim, você recebe avisos periódicos sobre as novidades. Até a próxima

  • Compartilhe esse conteúdo

O Instituto por ex-alunos

Veja alguns depoimentos de quem fez cursos no Instituto Porto Seguro e, hoje, está no mercado de trabalho.

"Foi quando o Instituto Porto Seguro me abriu mais uma porta e participei do Curso de Costura Industrial, onde tive aprendizados e experiências que trouxeram de volta a confiança em mim, no meu trabalho e a certeza do que eu realmente queria.  Na época com mais de 44 anos, voltei a planejar meu futuro, desta vez certa do que queria, confiante e me sentindo mais segura."

Lilian Coelho Teixeira Corazza

Curso: Pintura em tecido / Costura Industrial

"Só tenho a agradecer por todo o carinho e dedicação que vocês da Porto tiveram com nós alunos, eu sempre serei muito grata pela visão de futuro que vocês me proporcionaram pelos aprendizados, e principalmente a me preparar para o mercado de trabalho."

Samara Paulino

Curso: Auxiliar de escritório | Funcionária da corretora The Smart

"Após o curso, participei de três processos seletivos para jovem aprendiz na Porto Seguro e para minha alegria, fui aprovada em uma vaga no Instituto. Fiquei por 15 meses e tive a oportunidade de ser efetivada como Auxiliar Administrativo"

Maria Vitória de Oliveira

Curso: Informática e Auxiliar de Escritório.

"Esses cursos me deram não só conhecimento, mas também força de vontade e gosto pelos estudos. Comecei como aprendiz na área de Sinistro e estou lá até hoje"

Danillo Rodrigues

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do Sinistro Auto.

"Dois meses depois do fim do curso, a Porto Seguro me chamou para uma entrevista, e aí eu fui contratado. Esse curso foi uma coisa fantástica que aconteceu na minha vida"

Bruno da Mota

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário do CAPS Morumbi.

"Eu sempre tive muita dificuldade na escola por conta da minha timidez excessiva, e durante o curso os professores sempre deram conta disso. Uma semana depois do fim do curso, a Porto já me ligou para fazer uma entrevista e eu passei! Virei jovem aprendiz e depois de uns meses fui efetivado"

Filipe Augusto da Rocha

Ex-aluno do Instituto Porto Seguro e funcionário da Porto Seguro Consórcio.

Notícias relacionadas

Vaga de emprego para pessoas sem experiência: veja 4 dicas para conquistar uma

Encontrar (e conquistar!) vagas de emprego para pessoas sem experiência é uma das principais dificuldades para quem entra no mercado de trabalho. Confira 4 dicas essenciais!

Saiba mais

Saiba o que é responsabilidade social empresarial e por que é importante!

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar um pouco mais sobre o que é a responsabilidade social empresarial, como ela afeta sua empresa e por que ela é importante.

Saiba mais

Descubra o potencial de Campos Elíseos para o desenvolvimento de projetos!

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esse importante pedacinho e os motivos pelos quais ele merece destaque. Continue a leitura do artigo e confira!

Saiba mais

Conheça aqui o curso de Mecânica e Eletricista Automotivo

Neste artigo, vamos explicar como funciona um curso de mecânica e eletromecânica e o que observar para escolher o melhor!

Saiba mais

Como empreender na costura? Aprenda aqui!

Trabalha com costura? Conheça, então, algumas maneiras pra empreender adequadamente nessa área!

Saiba mais

Qual é a importância do voluntariado da Porto Seguro? Entenda!

Quer ajudar ao próximo? Descubra algumas iniciativas simples, porém eficazes, elaboradas pela Porto Seguro!

Saiba mais

Famílias atendidas pelo Instituto Porto Seguro: veja como funciona!

Você sabia que certas ações podem mudar vidas? Conheça estratégias do Instituto Porto Seguro capazes de fazer isso!

Saiba mais

Conheça 8 cursos profissionalizantes para se capacitar!

Descubra quais são os cursos profissionalizantes que estão em alta no mercado e como fazê-los!

Saiba mais